Corrida X Pilates



A maioria dos corredores estão acostumados a incluir na planilha de treinos algumas sessões de musculação durante a semana. Apesar de ser uma ótima opção para a melhora do desempenho no asfalto, nem todos gostam de ficar puxando ferro em uma academia. Uma boa alternativa é a prática de Pilates, que também fortalece a musculatura, mas trabalhando força e alongamento de forma simultânea.

De olho nos benefícios desse método, cada vez mais atletas estão aderindo à prática desses exercícios. A técnica ensina os mecanismos corretos da respiração, corrige a postura, aumenta a flexibilidade do corpo, evita lesões, alem de ser totalmente sem impacto nas articulações. Ao contrário da musculação, que tem como objetivo a hipertrofia, o Pilates visa conquistar um equilíbrio muscular e seus exercícios utilizam apenas o peso do próprio corpo ou a resistência de elásticos e molas.

Dessa forma, os atletas que praticam Pilates acabam tendo vantagens na corrida, pois desenvolvem um movimento mais preciso e melhor controle do corpo. Alem disso, o Pilates aumenta o nível de massa magra e trabalha a musculatura de dentro para fora, gerando mais resistência muscular, que é muito importante na corrida.

Um dos pontos altos da técnica Pilates , é a contração do Core, que são músculos da região abdominal, que quando trabalhados da forma correta, melhoram a sua postura, diminuindo a fadiga no momento da corrida. A respiração que também é essencial para executar o método com excelência, vai te auxiliar muito nos momentos de corrida, aumentando a capacidade pulmonar, elevando o numero de alvéolos ativos.